sexta-feira, 19 de junho de 2015

DIVAS: Beyoncé


 Nascida em 4 de setembro de 1981, na cidade de Houston, Texas, Beyoncé foi educada na escola St. Mary's Elementary School, localizada no Texas, onde ela se matriculou em aulas de dança, incluindo o balé e jazz. Foi o seu professor de dança quem descobriu a vocação musical da garota. Seu interesse musical aconteceu aos 7 anos de idade, quando ela participou e venceu o seu primeiro show de talentos, cantando a música "Imagine", de John Lennon. A jovem cantora foi ganhando notoriedade, tanto que chegou a ser citada no jornal Houston Chronicle, como candidata da região para o prêmio de artes The Sammy
   Em 1990 foi já cantava com o coral de sua escola, sendo também solista no coro de sua igreja. Após isso, ela e outras 6 garotas formaram o grupo ‘’Girl’s Tyme’’. Um produtor gostou do desempenho das meninas e as convidou a gravarem em seu estúdio. Em seguida, o grupo cantou pela primeira vez no Star Search, um respeitado show de talentos da televisão americana, mas a apresentação acabou se tornando o primeiro fracasso de sua carreira.

   Para gerenciar o grupo, o pai de Beyoncé (que acreditava em seu potencial), na época era um vendedor de equipamentos médicos, ele deixou o seu emprego em 1995. Depois que ele saiu de seu emprego, o rendimento financeiro da família diminuiu. Isso forçou os pais da jovem cantora a viverem em apartamentos separados. Em 1995, com o fim do grupo Girl's Tyme, surge  o Destiny's Child assina contrato com a gravadora Elektra Records, mas acaba saindo da gravadora antes de lançar um álbum de estreia. Em 1996, o grupo assinou contrato com a gravadora Columbia Records e, um ano mais tarde, lança a sua primeira música de trabalho, "No, No, No“, que alcançou a terceira posição na Billboard Hot 100. Durante a existência do grupo, Beyoncé não gostava nem um pouco das brigas entre seu pai e as outras componentes do grupo. Tendo sofrido de depressão por conta de tais desavenças. Ela se mantinha em seu quarto por dias, recusando-se a comer qualquer coisa e não ia a público dizer isso por tinha medo de que ninguém a levasse a sério, já que o grupo havia recebido seu primeiro grammy. 


   Em 1999 Beyoncé fez o seu primeiro trabalho solo gravando um dueto com o Marc Nelson na música "After All Is Said and Done" para a trilha sonora do filme The Best Man


Em 2000 faz uma participação na música ''I Got That'' do rapper Amil. Nesse mesmo ano ela assinou um contrato como cantora solo com a gravadora Columbia Records. O contrato relatava três álbuns e um adiantamento de 1,5 milhões de dólares

     No início de 2001, enquanto o Destiny's Child estava completando o álbum Survivor, ela atuou em um filme feito pela MTV, ’’Carmen: A Hip Hopera’’, atuando com o ator Mekhi Phifer. Situado na Filadélfia, o filme é uma interpretação moderna da ópera Carmen do século XIX pelo compositor francês Georges Bizet.
Em 2002, Beyoncé co-estrelou o filme, Austin Powers in Goldmember, interpretando Foxxy Cleopatra e atuando com o ator Mike Myers. A música "Work It Out" foi gravada para a trilha sonora do filme e lançada como o seu primeiro single em carreira solo. 


   Ainda nesse ano fez uma participação na música "'03 Bonnie and Clyde" de Jay-Z. No ano seguinte atuou com o ator Cuba Gooding, Jr. na comédia romântica, The Fighting Temptations, gravando várias músicas para a trilha sonora do filme, incluindo as músicas "Fighting Temptation" (com Missy Elliott, MC Lyte e Free) e uma versão cover de "Fever“.

   Ainda em 2003, ela gravou uma nova versão da música "In da Club" do rapper 50 Cent, intitulada "Sexy Lil' Thug". A música foi lançada em Março de 2003. Ela regravou com Luther Vandross a música "The Closer I Get to You", que foi originalmente gravada por Roberta Flack e Donny Hathaway em 1977. Essa versão foi incluída no álbum Dangerously in Love de Beyoncé e no décimo terceiro álbum de Luther VandrossDance with My Father. Os dois álbuns foram lançados em 2003.




   Depois de Kelly Rowland e Michelle Williams, ela lançou o seu álbum de estreia, Dangerously in Love, em Junho de 2003. O álbum estreou em primeiro lugar na Billboard 200. vendendo 317 mil cópias na semana de seu lançamento. Até hoje, seu álbum de estreia é o de maior sucesso em sua carreira solo. O álbum teve dois singles em primeiro lugar na Billboard Hot 100. O primeiro single do álbum, "Crazy in Love", que contou com a participação do rapper Jay-Z, ficou oito semanas consecutivas em primeiro lugar. E o segundo single do álbum, "Baby Boy", teve participação do cantor Sean Paul, que permaneceu por nove semanas consecutivas em primeiro lugar.





Em 2004, Beyoncé foi premiada com cinco Grammy Awards nas categorias Melhor Performance Vocal de Cantora de R&B por "Dangerously in Love 2", Melhor Canção de R&B por "Crazy in Love", Melhor Álbum de R&B Contemporâneo por Dangerously in Love ,Melhor Performance Vocal de Grupo ou Dueto por "The Closer I Get to You" e Melhor Colaboração de Canção/Rap por "Crazy in Love“.
  Em 2004, Beyoncé tinha um projeto de lançar seu segundo álbum de estúdio utilizando as músicas que não foram usadas em Dangerously in Love, esse projeto foi cancelado por falta de tempo devido às gravações das músicas do grupo Destiny's Child. Em 2005, na cidade de Barcelona, o grupo anuncia a sua separação. 
  Em 2006, dando continuidade a sua carreira cinematográfica, Beyoncé co-estrelou o filme A Pantera Cor-de-Rosa, junto com o ator Steve Martin, que interpretou o Inspetor Jacques Clouseau. No filme Beyoncé interpreta Xania, uma estrela pop internacional. O filme estreou em primeiro lugar nas bilheterias, arrecadando 21,7 milhões de dólares na semana de seu lançamento. Beyoncé gravou para a trilha sonora do filme a música "Check on It", com a participação do rapper Slim Thug. A música foi lançada como um single e alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100.


  No final de 2005, ela adiou mais uma vez as gravações de seu segundo álbum depois que conseguiu um papel no filme Dreamgirls, uma adaptação cinematográfica do musical de 1981 da Broadway também chamado Dreamgirls. O filme é vagamente baseado na história de Diana Ross e The Supremes. No filme, ela interpreta Deena Jones uma personagem baseada em Diana Ross. Lançado em Dezembro de 2006, Dreamgirls tem a participação de Jamie Foxx, Eddie Murphy e Jennifer Hudson. A trilha sonora foi gravada pelos atores do filme. No dia 14 de Dezembro de 2006, Beyoncé recebeu duas indicações ao Globo de Ouro nas categorias Melhor atriz em um filme, comédia ou musical pela atuação em Dreamgirls e na categoria Melhor canção original por "Listen“

   Beyoncé trabalhou nos estúdios da Sony Music, em Nova York, com colaboradores musicais do seu álbum anterior, como Rich Harrison,Rodney Jerkins e Sean Garrett. Ela co-escreveu e co-produziu quase todas as canções incluídas no seu segundo álbum, que ficou concluído em três semanas.. B'Day foi lançado dia 5 de Setembro de 2006 nos Estados Unidos e mundialmente no dia 4 de Setembro de 2006, para coincidir com a data do seu aniversário de 25 anos de idade. O álbum estreou em primeiro lugar na Billboard 200, vendendo mais de 541 mil cópias na primeira semana. O primeiro single do álbum "Déjà Vu", alcançou a primeira posição no Reino Unido, o single tem a participação do rapper Jay-Z. "Irreplaceable" foi lançado mundialmente como o segundo single do álbum em Outubro de 2006. Nos Estados Unidos ele foi lançado como o terceiro single do álbum. "Irreplaceable" permaneceu por 11 semanas consecutivas em primeiro lugar na Billboard Hot 100, se tornando uma das músicas bem sucedidas de Beyoncé.


  B'Day foi relançado em uma versão Deluxe no dia 3 de Abril de 2007, incluindo cinco faixas novas e a versão em espanhol de "Irreplaceable" e "Listen". Simultaneamente com a versão Deluxe foi lançado o DVD B'Day Anthology, que contém a videografia do álbum Para promover seu segundo álbum de estúdio Beyoncé deu início à turnê mundial The Beyoncé Experience em 2007. O DVD ao vivo The Beyoncé Experience Live foi lançado no mesmo ano. Contém uma apresentação desse turnê. No Grammy Awards de 2007, o álbum B'Day foi premiado na categoria Melhor álbum de R&B contemporâneo. Outro sucesso de B'Day foi ''Beautiful Liar'' dueto com a cantora Shakira.

   Em 2008 Beyoncé interpretou a cantora Etta James no filme Cadillac Records. Seu desempenho no filme recebeu elogios da crítica. No mesmo ano ela atuou no filme Obsessed que foi lançado nos Estados Unidos no dia 24 de Abril de 2009, tendo um bom desempenho comercial.

.
   Seu terceiro álbum de estúdio, I Am... Sasha Fierce, foi lançado no dia 18 de Novembro de 2008. Um mês antes do seu lançamento, Beyoncé lançou dois novos singles nas rádios "If I Were a Boy" e "Single Ladies (Put a Ring on It)". "If I Were a Boy" alcançou a primeira posição em sete países diferentes, principalmente nos europeus. "Single Ladies (Put a Ring on It)" ficou em primeiro lugar na Billboard Hot 100 durante quatro semanas não consecutivas, se tornando o seu quinto single em primeiro lugar na Billboard




‘’Halo’’ também foi outro single de sucesso, fazendo com o que o álbum fosse o que mais produziu singles bem-sucedidos na carreira de Beyoncé.


   No dia 18 de Janeiro de 2009, Beyoncé cantou no Lincoln Memorial durante as festividades de posse do presidente Barack Obama.  No dia 20 de Janeiro de 2009, o presidente Obama e sua esposa Michelle tiveram sua primeira dança no baile de posse com Beyoncé cantando sua versão cover da música "At Last", música cantada originalmente pela cantora Etta James. Para promover seu terceiro álbum de estúdio ela iniciou em 2009 a turnê mundial I Am... Tour. Durante o período de 30 de Julho a 2 de Agosto de 2009 ela realizou em Las Vegas um show acústico intitulado I Am... Yours.
   No MTV Video Music Awards de 2009, o videoclipe da música "Single Ladies (Put A Ring On It)" foi premiado nas categorias Clipe do Ano, Melhor Coreografia e Melhor Edição. Em Outubro de 2009, ela foi premiada pela revista Billboard com o prêmio de Mulher do Ano. A revista NME elegeu a música "Crazy in Love" como a melhor música da década de 2000. Em Dezembro de 2009 Beyoncé ficou em segundo lugar na lista dos Maiores Nomes da Indústria do Entretenimento, perdendo a primeira posição para o ator Johnny Deep. Em 2009 fez uma parceria musical com Alicia Keys, sua amiga desde os 14 anos de idade. As duas gravaram a música "Put It in a Love Song" que foi incluída no álbum The Element of FreedomEla também gravou a música "Video Phone" e fez uma participação na música "Telephone“ de Lady Gaga.


    No início de 2010, Beyoncé em uma entrevista afirmou que faria uma pausa de seis meses em sua carreira com o intuito de buscar inspiração para gravação de seu quarto álbum de estúdio. Durante a entrevista ela disse:
   ‘’ É definitivamente hora de dar uma pausa para recarregar minhas baterias. Eu gostaria de parar seis meses e não entrar no estúdio. Preciso simplesmente viver a vida, encontrar inspiração nas coisas de novo.’’
   Em 2010, Beyoncé foi a artista que mais recebeu indicações ao Grammy Awards. Foi premiada em seis categorias e se tornou a artista feminina que mais recebeu prêmios em apenas uma edição da premiação. A turnê I Am... Tour terminou em Fevereiro de 2010 passando por países da América Latina e no Caribe. Durante a passagem de Beyoncé pelo Brasil, ela gravou com Alicia Keys o videoclipe da música "Put It in a Love Song" na Favela Santa Marta e no Morro da Conceição, ambos localizados na cidade do Rio de Janeiro.
   Em Fevereiro de 2011 documentos obtidos pelo site Wikileaks revelou que Beyoncé junto a Usher, Mariah Carey e Nelly Furtado tinham recebido mais de 1 milhão de dólares para se apresentar para os membros da família do político da Líbia, Muamar Kadafi,  A revista Rolling Stone informou que os executivos da indústria da música pediram que o dinheiro recebido para a realização dos concertos fossem devolvidos. Em Março de 2011 um porta-voz de Beyoncé disse ao The Huffington Post que ela havia doado o dinheiro para a Clinton Bush Haiti Fund, criada para ajudar as vítimas do terremoto no Haiti em 2010.
   Em 28 de Março de 2011, foi anunciado que a carreira de Beyoncé já não seria mais administrada por seu pai Mathew Knowles, que era o seu empresário desde a existência do grupo Destiny's Child. O publicitário de Beyoncé divulgou um comunicado para a Associated Press revelando que Beyoncé e seu pai se separaram "em um nível de negócios". Ela agora administra a si mesma e contratou sua própria equipe. Em Junho de 2011, a revista Forbes colocou Beyoncé na oitava posição na lista das "celebridades mais bem pagas com menos de 30 anos" por ganhar 35 milhões dólares entre os meses de Maio de 2010 à Maio 2011. De acordo com a revista a ‘’baixa’’ colocação de Beyoncé na lista foi devido ao fato de que ela passou a maior parte do ano de 2010 fora da estrada e gravando seu quarto álbum de estúdio.
   4 foi o quarto álbum de Beyoncé foi lançado em 24 de Junho de 2011. Estreou em primeiro lugar na Billboard 200, por vender na semana de sua estreia 310 mil cópias. Esse acontecimento fez com que Beyoncé se tornasse a segunda artista feminina e a terceira na classificação geral com quatro álbuns em primeiro lugar na Billboard 200. Porém, o álbum 4 foi o álbum de Beyoncé que teve menos vendagem na semana de estreia até o momento."Run the World (Girls)" primeiro single do álbum alcançou a posição de número 29 na Billboard Hot 100

O segundo single do álbum "Best Thing I Never Had" foi lançado em 1 de Junho de 2011. Beyoncé se apresentou no festival de Glastonbury, realizando uma performance de 90 minutos no 26 de Junho de 2011. 
Ela também se apresentou na Escócia no festival T in the Park em 9 Julho de 2011, no dia seguinte ela participou do Oxegen Festival na Irlanda. Nos dias 14, 16, 18 e 19 de Agosto de 2011, Beyoncé realizou o 4 Intimate Nights with Beyoncé, uma série de shows que foram realizadas no Roseland Ballroom em Nova York. Confirmou sua gravidez durante a cerimônia do MTV Video Music Awards de 2011.

   No dia 7 de janeiro de 2012, deu à luz sua primeira filha, Blue Ivy Carter, no Hospital Lenox Hill em New York. Dois dias depois, Jay-Z lançou "Glory", uma canção dedicada a sua filha. A música incluía alguns fatos do casal, incluindo um aborto espontâneo que Beyoncé sofreu antes de engravidar de Blue. Devido ao choro de Blue Ivy no final da música, ela foi oficialmente creditada na música como B.I.C, se tornando a pessoa mais jovem a aparecer em uma parada musical da Billboard quando "Glory" estreou na R&B/Hip-Hop Songs, na 74ª posição. No dia 10 de fevereiro, Beyoncé e Jay-Z divulgaram fotos de Blue Ivy em uma conta na rede social tumblr criada especialmente para a ocasião
  Em agosto, Forbes colocou Beyoncé e Jay-Z na lista dos "Casais de celebridades mais bem pagos do mundo", por arrecadarem cerca de $78 milhões no ano anterior. No dia 16 de outubro, foi divulgado oficialmente que no dia 3 de fevereiro de 2013, ela se apresentaria no Super Bowl XLVII, no estádio Mercedes-Benz Superdome no New Orleans durante o show de intervalo da Pepsi NFL. Beyoncé estrelou um documentário de longa-metragem na HBO no dia 16 de fevereiro de 2013. O filme, que foi dirigido e produzido por Beyoncé, contém filmagens de sua infância, seu papel como mãe e empresária, gravando no estúdio, ensaiando para apresentações ao vivo, e equilibrar sua vida familiar, incluindo o seu retorno aos holofotes após o nascimento de Blue Ivy. 
   No dia 31 de dezembro de 2012 Beyoncé realizou um concerto no Wynn Las Vegas, especial de réveillon.
  No dia 03 de fevereiro de 2013 Beyoncé se apresenta durante o intervalo do Super Bowl XLVII e no mesmo dia anuncia sua nova digressão mundial intitulada de Mrs. Carter Show World Tour. 
A turnê se estendeu até o dia 27 de março de 2014, encerrando em Lisboa, Portugal, incluindo canções do seu quinto álbum de estúdio autointitulado BEYONCÉ, que foi lançado após o término da primeira parte da turnê mundial, na madrugada do dia 13 de dezembro de 2013.

No dia 28 de abril de 2014, Beyoncé anuncia com seu marido Jay-Z uma turnê conjunta de verão, a On the Run Tour, com datas com início no dia 25 de junho, em Miami, e terminam no dia 13 de setembro, em Paris. Seu álbum mais recente produziu diversos singles e por incrível que pareça os que menos fizeram sucesso no mundo foram os que mais fizeram sucesso no Brasil. (7/11 teve sucesso mediano Pretty Hurts foi um ''fracasso'' para os padrões de Beyoncé e ''Drunk in Love'' foi o de maior sucesso, mas no Brasil foi diferente...)

 


  Em 2015 foi indicada a 6 Grammy Awards, ganhando 3 deles.


Casamento com Jay-Z
   Desde 2000, Beyoncé tem um relacionamento com o rapper Jay-Z, com quem já fez várias parcerias musicais. O namoro dos dois teve início durante as gravações da música "'03 Bonnie & Clyde". Apesar dos boatos sobre o relacionamento persistirem, eles permaneceram discretos sobre o assunto.


   No dia 4 de Abril de 2008, ela se casou com Jay-Z em Nova York, tornando isso público somente no dia 22 de Abril de 2008. O seu anel de casamento só foi exibido em público no dia 5 de Setembro de 2008, no Fashion Rocks, provando realmente que ela estava casada com Jay-Z. As cenas de seu casamento foram mostradas no vídeo de abertura da festa de audição do álbum I Am... Sasha Fierce, no Manhattan’s Sony Club. Imagens do vestido usado pela cantora em seu casamento foi mostrado no DVD Live at Roseland: Elements of 4.



Polêmicas
   Beyoncé é alvo de diversas polêmicas, há teorias Illuminati de que ela e seu pai foram responsáveis pela morte da cantora Aaliyah, motivada pelo medo de que esta ofuscasse qualquer tentativa de carreira solo de Beyoncé. Outras teorias envolvem seu alter ego, Sasha Fierce, afimando que esta é algo diabólico. Há teorias também acerca de diversos clipes da cantora. Como o de ''Sweet Dreams'' por exemplo, onde pessoas chegam a afirmar que a obra é um instrumento de controle mental. Beyoncé e Jay-Z por diversas vezes são processados por funcionários que já trabalharam com o casal, alegando plágio de músicas ou performances; pessoas dizem que Beyoncé usa diversas bases vocais dando a impressão que canta ao vivo sempre, quando não é essa a verdade, segundo tais fontes. Também há boatos de que os dois vivem brigando, chegando ao ponto de agressões físicas. 

   Como o nome diz, são ''boatos'', mas aqui eis um vídeo em inglês acerca do boato envolvendo Beyoncé e Aaliyah:


    


Nome Completo: Beyoncé Giselle Knowles Carter

Data de Nascimento: 04/09/1981 (33 anos)
Estilos: R&B / Pop / Soul / Hip-Hop
Influências/Admira:  Michael Jackson, Mariah Carey, Tina Turner, Cher, Vanessa Williams, Madonna, Donna Summer, Toni Braxton, Mary J. Blige, Janet Jackson, Whitney Houston, Rachelle Ferrell e Diana Ross
Vendagem total: 124.600.000
Vendagem de Álbuns: 35.025.000
Vendagem de Singles: 83.325.000
Vendagem de Coletâneas/Remixes: 775.000
Vendagem de EP’s/Videos/Outros: 5.475.000
Álbum de maior sucesso:  Dangerously in Love (2003)
Single de maior sucesso: Single Ladies (2008)
Música de maior sucesso no Brasil: Crazy in Love (2003)
Principais Prêmios: 3 WMA’s, 20 Grammy’s, 6 AMA’s, 8 BMA’s, 16 VMA’s, 7 EMA’s, 1 BRIT Award, 1 People’s Choice Award, entre outros


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Menu