segunda-feira, 29 de junho de 2015

DIVAS: Mariah Carey


    Mariah Carey nasceu em Long Island, bairro localizado em Huntington, Nova York. Seu pai, Alfred Roy, é descendente de afro-americanos, venezuelanos e afro-venezuelanos, enquanto sua mãe, Patricia, é descendente de irlandeses brancos. O último nome Carey foi produto de uma mudança de nome feita por seu avô venezuelano, Francisco Nuñez, depois de emigrar para Nova Iorque. O pai de Patricia morreu quando ela era pequena; no entanto, ela herdou sua paixão pela música. Patricia desenvolveu uma carreira como cantora de ópera ocasional e treinadora vocal, e conheceu Alfred em 1960. Quando ele começou a ganhar a vida como um engenheiro aeronáutico, os dois se casaram ainda naquele ano, e se mudaram para um pequeno subúrbio de Nova Iorque. Após o casamento de ambos, a família de Patricia começou a lhe destratar, devido ao seu casamento com um homem negro. Mariah explicou mais tarde que enquanto crescia, ela sentiu uma noção de negligência de sua família materna, uma marca que lhe afetou muito: "Mais tarde, eu estava tipo 'Bem, onde isto me abandona? Eu sou uma pessoa má?'. Você sabe. Ainda não é tão comum ser uma pessoa multirracial, mas estou feliz com a combinação de coisas que eu sou". O nome de Carey foi obtido a partir da canção "They Call the Wind Maria", originária do musical da Broadway Paint Your Wagon (1951). Quando Carey tinha três anos de idade, seus pais se divorciaram, devido à natureza cada vez mais extenuante de seu casamento.


       Conforme os anos se passaram, Carey cresceu independente de seu pai, e mais tarde parou de vê-lo. Com quatro anos de idade, Carey lembrou que ela começou a ouvir rádio debaixo das cobertas durante a noite, cantando ao mesmo tempo em que ouvia as canções, tentando portanto, encontrar a paz dentro da música. Durante o ensino fundamental, ela e destacou em assuntos que gostava, como música, arte e literatura, enquanto não encontrou o interesse em outros assuntos. Após vários anos de dificuldades financeiras, Patricia ganhou dinheiro suficiente para levar a sua família em um setor estável e mais abastado, ainda em Nova York, Carey começou a escrever poemas e melodias, começando a ser uma cantora e compositora enquanto cursava o ensino médio.  Mesmo ainda jovem, Carey se destacou, e demonstrou o uso do ‘’whistle register’’, embora tenha começado a dominá-lo apenas com o treinamento feito com sua mãe. Apesar de ter introduzido sua filha ao mundo da ópera clássica, Patricia Carey nunca a pressionou para seguir uma carreira no gênero, já que Mariah nunca pareceu interessada neste estilo musical. Carey lembrou que manteve o trabalho de cantora em segredo e observou que Patricia ‘’nunca tinha sido uma mãe insistente. Ela nunca me disse: 'dê-lhe uma sensação mais de ópera’. Eu respeito a ópera como louca, mas [ela] não me influenciou".

       Enquanto cursava o ensino médio, Carey desenvolveu um relacionamento com Gavin Christopher, com quem ela dividia suas aspirações musicais. A dupla de composição precisava de um assistente que poderia tocar o teclado. Carey observou: "Nós chamamos alguém e ele não podia vir, e por acaso, nós tropeçamos em Ben [Margulies]. Ben veio para o estúdio, e ele realmente não poderia tocar os teclados muito bem — ele era realmente mais [parecido com] um baterista —, mas depois daquele dia, mantivemos contato, e nós meio que nos encontramos como escritores". Carey e Christopher começaram a escrever e a compor músicas no porão da loja do pai dele durante um ano.. Depois de compor sua primeira música juntos, "Here We Go Round Again", cuja faixa a artista descreveu que possuía um estilo da Motown, eles continuaram a escrever material para uma fita demo completa. Ela começou a viver em um pequeno apartamento em Manhattan, o qual dividia com outras quatro estudantes. Durante este período, Mariah trabalhou como garçonete em vários restaurantes, sendo demitida destes após cerca de duas semanas. Enquanto precisava trabalhar para pagar o aluguel do local, a mente e o esforço de Carey ainda permaneciam com suas ambições musicais, ao passo em que ela continuava a trabalhar até tarde da noite com Margulies, na esperança de completar uma fita que poderia ser enviada aos executivos da gravadora. Após completar a fita com quatro canções, Carey tentou enviá-la para diversas gravadoras, que a rejeitaram. Pouco tempo depois, ela foi apresentada à cantora Brenda K. Starr.


   

Conforme a amizade entre Carey e Starr crescia, Starr se interessava ainda mais em ajudar Carey a ter sucesso na indústria musical.21 Em uma noite de sexta-feira em dezembro de 1988, Carey acompanhou sua amiga cantora em uma noite de gala promovida por executivos de gravadoras, onde Starr entregou a fita demo
 de Carey para Tommy Mottola — então diretor executivo da Columbia Records e da Sony Music Entertainment —, que a ouviu enquanto voltava para casa. Após escutar as duas primeiras canções da fita, ele se encantou com o som e a qualidade da voz de Carey e decidiu voltar para o evento, mas descobriu que ela havia saído de lá. No que foi amplamente descrito por críticos como um "conto moderno como o da Cinderela", Mottola procurou por Carey durante duas semanas, e finalmente entrou em contato com ela através de Starr; ele imediatamente a contratou na Columbia e começou a planejar sua estreia no mercado musical. Enquanto ela afirmou que queria continuar trabalhando com Margulies, Mottola contatou os maiores produtores da época, incluindo Ric Wake, Narada Michael Walden e Rhett Lawrence. Ele e esses funcionários da Columbia planejaram Carey para o mercado musical como a principal artista pop feminina em sua lista, concorrendo com nomes como Whitney Houston e Madonna, que haviam assinado contrato com a Arista e a Sire Records, respectivamente. Após a conclusão de seu álbum de estreia autointitulado, a Columbia gastou mais um milhão de dólares para divulga-lo. Apesar de suas vendas terem sido inicialmente fracas, o álbum atingiu o topo da Billboard 200 após a aparição de Carey nos Grammy Awards de 1991. Mariah Carey liderou a tabela durante onze semanas consecutivas, após isso Mariah Carey recebou os prêmios de ’’Best New Artist’’ e ‘’Best Female Pop Vocal Performance’’, resultados de seu single de estreia "Vision of Love". O trabalho rendeu mais três singles número um na Billboard Hot 100, após "Vision of Love" permanecer durante quatro semanas consecutivas no topo da tabela. Tal êxito tornou Carey a primeira artista desde os The Jackson 5 a conquistar o topo da tabela com os quatro primeiros singles de sua carreira. O álbum foi o mais vendido nos Estados Unidos no ano de 1991 e contou com outros singles de sucesso como ''Love Takes Time'' e ''Someday''

   Mariah começou a gravar seu segundo álbum de estúdio Emotions em 1991. O álbum, conforme ela descreveu: "homenageia a música soul da Motown", já que ela sentiu a necessidade de prestar homenagem ao gênero musical que realmente influenciou-a quando criança. Para o projeto, Carey trabalhou com Walter Afanasieff, que havia trabalhado de forma curta em sua estreia, bem como Robert Clivillés e David Cole, membros do grupo de dance music C+C Music Factory. 
     O relacionamento profissional entre Carey e Margulies havia acabado devido a um contrato que Carey tinha assinado antes de sua contratação da Columbia, concordando em dividir não só os royalties de composição das canções, mas também metade de seus ganhos. No entanto, quando chegou a hora de escrever as faixas de Emotions, os funcionários da Sony esclareceram que pagariam a Margulies apenas o justo valor dado à co-autores em um álbum. Posteriormente, Margulies inciou uma ação judicial contra a Sony, que resultou na despedida de seu profissionalismo com a cantora. Emotions foi lançado mundialmente em 17 de setembro de 1991 e foi aceito pelos críticos como um álbum mais maduro do que o seu antecessor. Embora tenha sido elogiado por trazer uma melhor composição de Mariah, bem como sua produção e seu novo som, o álbum foi criticado por seu material, em que muitos analistas sentiram que era visivelmente mais fraco do que o seu projeto de sua estreia, Emotions não conseguiu alcançar boas críticas ou o sucesso comercial do disco anterior.
    Assim como foi feito na estreia da carreira da cantora, críticos se questionaram mais uma vez se Mariah iria embarcar em uma turnê mundial em suporte para seu álbum. Embora ela tenha explicado que, devido ao seu medo do palco, e a natureza geralmente extenuante de suas canções, uma turnê parecia muito difícil de ser feita; cresceram especulações de que Mariah era uma "artista de estúdio", e que ela não era capaz de produzir a afinação perfeita e o seu alcance vocal de cinco oitavas. Na esperança de acabar os rumores de que ela seria uma "artista fabricada", Mariah e Afanasieff decidiram reservar uma aparição no MTV Unplugged, um programa de televisão exibido pela MTV. O objetivo do show é apresentar artistas conhecidos, que apresentariam suas canções ao vivo ou desprovida de equipamentos de estúdio. Enquanto Mariah sentia fortemente que deveria incluir suas canções mais comoventes e poderosas, decidiu-se que o seu conteúdo mais popular até então seria incluído. Dias antes da gravação do concerto, ela e Afanasieff pensaram em apresentar uma regravação de uma canção mais antiga, a fim de proporcionar algo diferente e inesperado. Eles escolheram "I'll Be There", canção que se tornou popular pelo grupo The Jackson 5 em 1970, ensaiando-a algumas vezes antes da noite do espetáculo. Em 16 março de 1992, Mariah cantou um repertório formado por sete canções. A apresentação foi recebida com aclamação crítica, o que levou a exibição triplicada do especial, em comparação a um episódio normal. O sucesso do show fez com que a Sony o usasse como uma forma de um álbum. A gravadora decidiu lançá-lo então como um extended play (EP), vendendo-o por um preço reduzido devido à sua duração mais curta. O EP foi um sucesso, ao contrário das especulações feitas por críticos e pela mídia de que Carey era apenas um artista de estúdio.

    Durante o início de 1993, Mariah começou a trabalhar em seu terceiro álbum de estúdio, Music Box. Depois de Emotions não ter conseguido recuperar os números conquistados por seu álbum de estreia, Carey e a Columbia chegaram a um acordo de que o próximo álbum iria conter um som mais influenciado pelo pop, a fim de apelar para um público mais amplo. Durante as sessões de escrita do projeto, a cantora começou a trabalhar principalmente com Afanasieff, com quem co-escreveu e produziu a maior parte do álbum. O trabalho foi lançado em 31 de agosto de 1993, sendo recebido com análises positivas da mídia especializada, a qual prezou a influência pop contida no disco, bem como o seu conteúdo forte, apesar de alguns críticos terem concluído que a cantora fez menos uso de seu aclamado alcance vocal. Ron Wynn, do portal Allmusic, descreveu a forma diferente do canto de Mariah no álbum: "Foi muito sábio para ela exibir outros elementos de sua abordagem, mas o espírito às vezes excessivo é preferível a uma ausência de paixão". O segundo single do álbum, "Hero", acabou se tornando uma das canções mais populares e mais inspiradoras de toda sua carreira. A canção tornou-se a oitava de Mariah a liderar a Billboard Hot 100 e começou a expandir a popularidade de Carey em toda a Europa. Com o lançamento do terceiro single do álbum, a cantora alcançou diversos marcos na carreira. A sua regravação de "Without You", original de Badfinger, é, até hoje, o maior sucesso da artista na Europa e América Latinam sendo o segundo single mais vendido da carreira da cantora. O álbum também foi o primeiro de Mariah a receber a ser certificado diamante, por ter vendas de mais de dez milhões de cópias apenas em território estadunidense. Music Box passou longos períodos na liderança de tabelas musicais em diversos países e é o disco mais vendido da cantora até hoje


    Depois de recusar turnê para divulgar seus dois últimos álbuns, Mariah concordou em embarcar em uma curta temporada de show, que intitulou de Music Box Tour. Com apenas seis datas na América do Norte, a curta e bem-sucedida turnê foi um grande passo para a cantora, que temia o incômodo de fazer isso. Após o término das atividades promocionais de Music Box, Mariah passou por um período de tempo relativamente longo, longe dos olhos do público, e começou a trabalhar em um projeto inédito ao longo de 1994. O trabalho foi mantido em sigilo total até o anuncio feito pela revista Billboard em outubro daquele ano, dizendo que Carey iria lançar um álbum natalino no final de 1994.  Neste período, Carey gravou um dueto com Luther Vandross: uma regravação de "Endless Love", cantada originalmente por Lionel Richie e Diana Ross. 

   Nesse ponto, a Columbia sentiu que Carey já havia se estabelecido como uma cantora pop e como vocalista, mas queria tentar apresentá-la mais como uma artista multifacetada. Através do lançamento de Merry Chrristmas, a gravadora esperava que o público fosse comprar o material de Mariah exclusivamente por seu nome e reputação, e temia que ela fosse uma típica cantora pop. o álbum foi lançado em 1º de novembro de 1994, no mesma dia em que foi lançado o seu primeiro foco de promoção, o single "All I Want for Christmas Is You". Tornou-se um dos álbuns natalinos mais vendido de todos os tempos. Além disso, "All I Want for Christmas Is You" foi aclamada pela crítica, e é considerada "um dos poucos acréscimos modernos dignos para o feriado [de natal]“. Andy Grrene, da publicação musical Rolling Stone descreveu-a como um "padrão de natal", e a classificou na quarta colocação na lista ‘’Greatest Rock and Roll Christmas Songs’’. Comercialmente, tornou-se a canção natalina mais vendida da história e é o single mais vendido no Japão por um artista não asiático. Também tornou-se o single mais vendido da carreira da cantora. No final da temporada de férias em 1994, Carey e Afanasieff começaram a escrever material para seu próximo álbum de estúdio, que seria lançado apenas no final do ano seguinte.


    Lançado em 3 de outubro de 1995, Daydream combinou a sensibilidade pop de Music Box com canções R&B de andamento lento, influenciadas pelo hip hop. O segundo single do álbum, "One Sweet Day", foi inspirado pelas mortes de David Cole e sua irmã Alison Cole. A canção permaneceu no topo do Billboard Hot 100 durante dezesseis semanas consecutivas, um recorde não igualado ou ultrapassado até hoje. Daydream foi o seu segundo a trabalho a receber a certificação de diamante nos Estados Unidos. Também é um dos álbuns mais vendidos no Japão por um artista não-asiático. Criticamente, o álbum foi anunciado como o melhor de Carey até hoje; o jornal The New York Times nomeou-o como um dos melhores álbuns de 1995, com Kalefa Sanneh escrevendo: "as melhores partes [de Daydream] trazem o R&B para um novo pico de refinamento textural de tomada doce. (...) As composições de Carey deram um salto para a frente e tornaram-se mais calmas, mais sexy e menos dependentes de encontros com clichês". Carey mais uma vez optou por embarcar em uma curta turnê mundial, intitulada Daydream World Tour. Ela teve sete datas, sendo três no Japão e quatro na Europa. Quando os ingressos foram colocados à venda, Carey conseguiu vender todos os 150.000 ingressos para os três concertos no maior estádio do Japão, Tokyo Dome, que esgotaram-se em menos de três horas, quebrando o recorde anteriormente conquistado pela banda Rolling Stones. Daydream teve diversos singles de sucesso.

   Com seus álbuns posteriores, bem como sua fama e sua popularidade continuamente estabelecidas, Mariah começou a tomar mais iniciativa e controle total de sua música, e começou a infundir mais gêneros em seu trabalho; Em meados de 1997, ela estava bem profissionalmente e pessoalmente, iniciando a escrita e a gravação do material de seu álbum de estúdio seguinte, Butterfly (1997). Mariah procurou trabalhar com outros produtores e escritores além de Afanasieff, como Sean Combs, Kamaal Fareed, Missy Elliott e Jean Claude Oliver e Samuel Barnes, membros da equipe de produção Trackmasters. Durante o período de gravação e desenvolvimento do álbum, Mariah e Mottola se separaram, com a cantora citando o divórcio como a sua "maneira de alcançar a liberdade, e um novo estilo de vida". Além da abordagem diferente do disco, críticos tomaram conhecimento do estilo alternativo do canto, que ela descreveu como "vocais sussurrados". Seu novo estilo de cantar foi recebido de forma mista: alguns críticos sentiram que era um sinal de maturidade, uma vez que ela sentia que não era mais necessário sempre mostrar seus altos alcances vocais, enquanto outros acharam que era um sinal de seu enfraquecimento e a diminuição de sua voz. O lançamento do single inicial do álbum, "Honey", e seu respectivo vídeo musical, introduziu uma imagem mais sexual de Carey — diferente daquela que a cantora havia demonstrado — e promoveu os relatos de sua liberdade sem o ex-marido. Apesar de mudanças serem notadas, ela acrescentou: "Eu não acho que isso seja uma grande mudança do que eu fiz no passado. (...) Não é como se eu estivesse ficado louca e pensado que eu seria uma rapper. Pessoalmente, este álbum é sobre fazer tudo aquilo que eu queria fazer". 

As diferenças criativas entre Mariah e Afanasieff continuaram e fizeram com que terminasse a relação profissional dos dois, que colaboraram juntos na maioria do material anterior da cantora. Butterfly foi lançado mundialmente em 16 de setembro de 1997 e foi recebido com aclamação universal: Barney Hoskyns, da Rolling Stone, escreveu: "Não é como se Carey tivesse dispensado totalmente suas velhas baladas doces, [no] estilo [de Whitney] Houston. (...) Mas o clima predominante de Butterfly é um devaneio friamente erótico. (...) [Exceto "Outside", o álbum soa] muito [como as canções] de 1997. (...) Carey abriu suas asas e está pronta para voar". Stephen Thomas Erlewine, do portal Allmusic, descreveu o vocal de Carey como "opressivos e mais controlados do que sempre", e prezou Butterfly como um de seus "melhores discos e mostra que Mariah continua melhorando e refinando sua música, o que faz dela uma raridade entre os seus pares [de carreira] nos anos 90". O álbum foi um sucesso comercial, embora não ao ponto de seus três álbuns anteriores.
    Perto da virada do milênio, Carey começou a desenvolver outros projetos. Em 14 de abril de 1998, ela participou do concerto beneficente VH1 Divas, onde apresentou-se ao lado de Aretha Franklin, Celine Dion, Shania Twain, Gloria Estefan e Carole King. 

   Mais tarde, ela deu início ao desenvolvimento de um projeto cinematográfico chamado All That Glitters, posteriormente re-intitulado de Glitter, e destinou suas composições para outros trabalhos, como Homens de Preto (1997) e O Grinch (2000). A artista adiou Glitter e começou a compor material para um disco novo. Os executivos da Sony Music Entertainment, empresa-mãe de sua então gravadora Columbia, queriam que ela preparasse um álbum de grandes êxitos, em tempo para a temporada de férias comercialmente favorável. Entretanto, eles discordaram acerca do conteúdo e dos singles que deveriam constituir o álbum. Enquanto a Sony queria lançar um projeto que apresentasse seus singles número um nos Estados Unidos, bem como seus número um ao redor da Europa, desprovido de qualquer material novo, Carey sentiu que uma compilação deveria ser refletida em suas canções mais pessoais, e não apenas das mais comerciais. Ela sentiu que chatearia seus fãs se não incluísse novo material, e decidiu incluir quatro novas canções que havia gravado. Enquanto compromissada, ela manifestou muitas vezes sua insatisfação com a seleção das músicas do álbum, expressando o desapontamento da omissão de suas "canções favoritas"

   A coletânea, intitulada #1's (1998), apresentou um dueto com Whitney Houston, "When You Believe", que foi incluída na trilha sonora de O Príncipe do Egito (1998).Em uma entrevista para a Ebony, Houston descreveu o seu trabalho com Carey, bem como a crescente relação entre ambas: "Mariah e eu nos dávamos muito bem. Nós nunca nos falamos e cantamos juntas antes. Nós apenas tivemos uma chance de camaradagem, cantora-a-cantora, artista-a-artista, esse tipo de coisa. Nós apenas rimos e falamos e rimos e falamos e cantamos no meio disso tudo (...) É bom saber que duas mulheres do soul e da música ainda podem ser amigas“. 

A compilação tornou-se um fenômeno em território japonês, vendendo mais de um milhão de exemplares em sua semana de lançamento, fazendo de Mariah a única artista internacional a conquistar tal êxito. A sua popularidade no Japão durante os anos 90 foi comparada pelo autor Chris Nickson à Beatlemania nos anos 60. O disco vendeu cerca de 3.25 milhões de cópias no país em apenas três meses após o seu lançamento, sendo o álbum mais vendido no Japão por uma artista não-asiática, tendo comercializado outros milhões ao redor do mundo.
Durante a primavera de 1999, a cantora começou a trabalhar em seu último material sob o selo da Sony. Neste período, a sua relação tensa com a gravadora afetou seu trabalho, ela completou o projeto em um período de três meses no verão, mais rápido do que em seus outros álbuns. Intitulado Rainbow (1999), o disco apresentou a artista trabalhando mais uma vez com novos produtores e compositores, como Jay-Z e DJ Clue. Ela também escreveu duas baladas com David Foster e Diane Warren, os quais ela aparentemente usou para substituir Afanasieff. O material for lançado em 2 de novembro de 1999. Ao longo do início de 2000, a relação problemática entre Mariah e a Columbia cresceu, já que a gravadora parou a divulgação do disco após o lançamento de seus dois singles iniciais. Eles sentiram que Rainbow não possuía mais nenhum single forte para ser lançado, enquanto a intérprete queria que fosse lançada uma balada sobre a força pessoal e interior. A diferença de opiniões levou a uma discussão pública, uma vez que a cantora começou a divulgar mensagem em sua página oficial, encorajando os fãs a pedirem "Can't Take That Away (Mariah's Theme)" em estações de rádio. Uma das mensagens postadas por ela dizia: "Basicamente, muitos de vocês sabem que a situação política na minha carreira profissional não é positiva. Têm sido realmente, realmente difícil. Eu nem sei se esta mensagem chegará até vocês porque eu não sei se eles [os executivos da Columbia] querem que vocês ouçam isso. Eu estou tendo muitas reações negativas de pessoas de certas corporações. Mas eu não estou disposta a desistir". Com medo de perder a sua artista com maiores vendas, a Sony decidiu lançar a faixa. Inicialmente contente com o acordo, Carey descobriu mais tarde que a obra tinha recebido um lançamento limitado e de baixa divulgação, o que fez com que entrasse com dificuldade extrema e improvável nas tabelas musicais. A recepção crítica de Rainbow foi geralmente mista, com Virtue Graeme, do Sunday Herald, dizendo que o álbum "apresenta seu equilíbrio impressionante entre baladas soul e colaborações com 'pesos pesados' do R&B como Snoop Doggy Dogg e Usher (...) É uma coleção polida do [equilíbrio entre o] pop-soul". A revista Vibe expressou sentimentos semelhantes e escreveu que "ela faz tudo parar (...) Rainbow vai ganhar ainda mais adoração". Embora tenha obtido um desempenho comercial favorável, Ranbow tornou-se o disco menos vendido da artista até aquele momento. ''Heartbreaker'' foi o single de maior sucesso do álbum.

    Em 2001, ela deixa a Columbia Records e assina o maior contrato da história para uma artista solo, foram 80 milhões de dólares por cinco álbuns com a Virgin Records (uma companhia da EMI), ao passar alguns meses, Mariah começou a agir estranhamente em suas aparições públicas, e reclamou de estar trabalhando muito e dormindo apenas duas horas a cada noite. Além do mais, seu relacionamento de três anos com o cantor Luis Miguel havia chegado ao fim. Após as reclamações e o fim do seu relacionamento, deixou duas mensagens estranhas em seu site oficial, a cantora teve uma crise nervosa e sua mãe pedia ajuda para leva-la ao hospital. Ela foi internada em uma clínica com o diagnóstico de estafa e colapso nervoso. Para completar seu ano de azar, o lançamento do álbum e do filme Glitter (sua estreia nos cinemas) se deu justamente no dia 11 de setembro de 2001 em Manhattan, Nova York, dia do maior ataque terrorista da história. Assim, muito pouco pôde ser feito para promover o filme e sua trilha sonora, já que os olhos do mundo estavam voltados para aquele fato trágico nos Estados Unidos.
    Graças ao incentivo da gravadora em vender o single por preço mais baixo, a primeira música de trabalho, "Loverboy", chegou a segunda posição da Billboard Hot 100. No entanto, não conseguiu atingir a primeira posição pela falta de execução nas rádios. Os outros singles do álbum chegaram a posições mais baixas no gráfico dos mais vendidos da revista Billboard. O álbum teve boas vendas no Japão, com o recorde de ser a primeira trilha sonora de um filme estrangeiro a chegar no primeiro lugar. No Natal desse mesmo ano, a Columbia lançou uma coletânea não-autorizada contendo os maiores sucessos da cantora até então, intitulada Greatest Hits. As vendas foram consideradas ruins para uma artista como Carey; a cantora estava definitivamente em baixa. Para piorar a situação emocional de Mariah, a morte de seu pai, vítima de câncer, contribuíram para o declínio pessoal e profissional de Carey.

   No começo de 2002, a Virgin Records decidiu tirar a cantora de seu catálogo. Rescindindo o contrato, a Virgin lhe pagou uma quantia milionária: uma multa de 28 milhões de dólares. Nesse mesmo ano, a interprete assinou um contrato de três anos com a Def Jam, companhia da Island Records. Ainda em 2002, Mariah lançou Charmbracelet, que foi mais recebido pelo público em comparação ao seu antecessor, Glitter, em 2001. Um dueto de Carey com o rapper Busta Rhymes para a canção "I Know What You Want", chegou ao primeiro lugar na lista dos singles mais executados nas rádios da revista Billboard.

    Em 2005, após dois anos fora da mídia, Mariah lançou o aguardado The Emancipation of Mimi, descrito pela cantora como sua emancipação musical e pessoal,. Produzido por grandes nomes da música como Jermaine Dupri e Antonio L.A. Reid, o álbum é marcado de canções fortes como "We Belong Together", "Mine Again" e a balada gospel  "Fly Like a Bird". The Emancipation of Mimi tornou-se o álbum mais vendido do ano no Estados Unidos, O primeiro single, "It's Like That", ocupou a décima-segunda canção na Billboard Hot 100, enquanto o segundo single, "We Belong Together" tornou-se a décima-sexta canção de Mariah a chegar na primeira posição da parada, mantendo essa posição por catorze semanas, igualando-se às músicas "I Will Always Love You" de Whitney Houston e "Candle in the Wind" de Elton John.

O terceiro single, "Shake it Off", chegou à segunda posição da Billboard enquanto "We Belong Together" permanecia em primeiro, recorde único para uma cantora até o momento. Na Billboard Hot 100 Airplay, a tabela das canções mais executadas das rádios americanas, permaneceu por dezesseis semanas no pico de número um: Mariah é portanto a artista solo que mais semanas conseguiu passar em primeiro lugar naquela tabela. O quarto single lançado Don't Forget About Us, canção no mesmo estilo R&B de "We Belong Together", tornou-se a décima-sétima canção número um nos Estados Unidos. Mariah Carey lançou ainda dois outros singles no álbum que atingiram menor sucesso.
     
   Em agosto de 2006 a cantora iniciou a turnê The Adventures of Mimi, passando por várias cidades do Estados Unidos, Tunísia, Canadá, Japão e China. A turnê foi a décima mais rentável do ano. Em abril de 2008, Carey lança o décimo-primeiro álbum de estúdio, E=MC². Para isso, ela contou com a ajuda de produtores como Jermaine Dupri, DJ Toomp, Stargate, Will.I.Am, Bryan Michael Cox, Nate "Danjahandz" Hills, James Poyser, entre outros grandes produtores e músicos.

Mariah descreve E=MC² como:"Emancipação = Mariah Carey ao quadrado", fazendo referência ao seu álbum antecessor.
    A primeira faixa lançada como single, "Touch My Body", produzido por Mariah, The Dream e C. "Tricky" Stewart é uma canção de estilo R&B, alegre e bem feminina. "Touch My Body" tornou-se a décima-oitava canção a atingir a primeira posição da parada Billboard Hot 100 do Estados Unidos , onde permaneceu por duas semanas superando o recorde de Elvis Presley que mantinha dezessete músicas no pico de número um. 

    A cantora é a única compositora a ter dezoito canções que conseguiram atingir o primeiro lugar (excetuando-se apenas pela regravação de I'll Be There). O segundo single do álbum, "Bye Bye", escrita por Carey e co-produzida por Stargate, é uma música sobre a morte e é "para as pessoas que acabaram de perder alguém", "para as pessoas que perderam suas avós" e aparentemente para o falecido pai de Carey - Alfred Roy. "Bye Bye", ironicamente, atingiu a décima-nona posição da Billboard Hot 100. Os singles posteriores, "I'll Be Lovin' U Long Time" e "I Stay in Love" não conseguiram o sucesso esperado, fazendo com que a cantora trabalhasse em um próximo álbum. Em 30 de abril de 2008, a cantora se casou com o ator e rapper Nick Cannon, com apenas três meses de namoro. Carey diz ter encontrado sua "alma gêmea". Cannon dizia que Carey é uma mulher linda por fora e dez vezes mais por dentro.

A cantora começa o ano de 2009 cantando no dia 20 de janeiro uma de suas famosas canções, "Hero", no Neighborhood Inaugural Ball depois da cerimônia de posse do primeiro presidente americano negro Barack Obama. 

   No dia 20 de maio de 2009 Mariah revelou em sua página no Twitter, o título de seu novo álbum - Memoirs of an Imperfect Angel. O décimo segundo álbum de estúdio da cantora, que recebeu críticas positivas. O álbum estreou em terceiro lugar na Billboard 200, tendo como a maior baixa de vendas de todos os álbuns de estúdio da cantora. O primeiro single intitulado "Obsessed", alcançou a sétima posição na parada Billboard Hot 100, marcando sua quadragésima entrada na parada se tornando a maior entrada desde "My All", e na terceira posição entre as músicas mais vendidas na loja virtual iTunes. Também se tornou a vigésima-sétima canção a entrar entre as primeiras posições na parada, compartilhando o recorde com Janet Jackson e Elton John.     

         O segundo single do álbum é a regravação da canção da banda Foreigner, intitulada "I Want to Know What Love Is", tema da novela global Viver a Vida conseguiu a sexagésima posição na Billboard Hot 100 e no Brasil quebrou o recorde da Beyoncé, que detinha dezenove semanas, a canção ficou na primeira posição por 27 semanas na primeira posição das mais tocadas nas rádios no país. A terceira faixa, "H.A.T.E.U.", teve um desempenho fraco. 

      Em 7 de julho de 2009, a interprete se apresentou juntamente ao cantor Trey Lorenz no evento memorial a Michael Jackson, Ela cantou I'll Be There do Jackson 5, canção regravada por Mariah em 1992, também com a participação de Lorenz. No dia 31 de dezembro de 2009 iniciou sua turnê Angels Advocate Tour no Estados Unidos e Canadá . Em janeiro de 2010, "Up Out My Face" com participação de Nicki Minaj e "Angels Cry" com participação do cantor Ne-Yo foram lançados como os primeiros singles do álbum de remixes Angels Advocate, devido ao baixo desempenho comercial das canções, o álbum foi cancelado.
     Durante uma conferência de imprensa em Seul, Coreia do Sul, em agosto de 2010, Matt Voss, executivo da Island Def Jam, anunciou que um novo álbum de natal  de Mariah estaria à venda em 2 de novembro, e contaria com seis novas músicas e um remix do clássico "All I Want for Christmas Is You". O álbum intitulado Merry Christmas II You. Um DVD foi lançado junto com o CD. 
    Depois de muita especulação da mídia, em 28 de outubro de 2010, a cantora confirmou que ela e Cannon estavam esperando um bebê, e que estavam previstos para nascer na primavera de 2011. Mariah afirmou que ela se esforçou para manter a notícia em segredo. Ela também disse que eles ainda não tinham descoberto o sexo do bebê e que ela concebeu naturalmente. Mariah  acrescentou que estava grávida logo depois de seu casamento com Nick Cannon, mas que ela abortou. Ela e Cannon tinham decidido manter o assunto privado. A cantora revelou que o casal estava esperando dois filhos, em uma entrevista de rádio, referindo-se as crianças como 'eles', No entanto, Cannon se recusou a dizer quantos bebês sua esposa estava esperando ao jornal E! News, mas admitiu que dizendo "eles", ela [Mariah] não estava errada. Em 16 de dezembro de 2010, Nick Cannon anunciou que ele e Mariah, de fato, iriam ter gêmeos. Em 1 de fevereiro de 2011, ela confirmou que os gêmeos eram uma menina e um menino. Em 30 de abril de 2011, no terceiro aniversário de casamento do casal, a cantora deu à luz aos gêmeos.
     Após o nascimento de seus filhos, Cannon revelou durante uma entrevista à revista Billboard que Mariah já havia começado a trabalhar num novo álbum. Cannon disse: "Ela está trabalhando fora, e nós temos um estúdio no berçario, e [a gravidez] foi inspiração para ela em níveis diferentes. Você definitivamente vai ver algumas novas músicas fenomenais da Mariah" e assegurou que Mariah pretendia lançá-lo até o final do ano. Em 4 de outubro de 2011, Mariah Carey revelou que ela e Justin Bieber haviam feito um dueto da canção "All I Want for Christmas Is You" para o álbum Under the Mistletoe, em 5 de novembro de 2011, ela e Bieber filmaram o vídeo da música na sede da Macy em New York. No mesmo mês, Carey anunciou que ela e John Legend gravaram um dueto para a canção "When Christmas Comes", que originalmente era parte do álbum Merry Christmas II You.


    Em 1 de março de 2012, Mariah subiu ao palco em Nova York no Gotham Hall para um show, onde apenas 50 ingressos foram disponibilizados ao público, como parte do série de concertos Plot Your Escape. Esta foi a primeira vez que Carey se apresentou desde que deu à luz aos gêmeos Moroccan e Monroe. O conjunto de 40 minutos incluiu muitos dos sucessos de Carey como "Always Be My Baby", "Hero", "Obsessed", "We Belong Together", e um cover de Michael Jackson "I'll Be There". No mesmo ano, Mariah executou três canções no especial de arrecadação do presidente Barack Obama realizado no Hotel Plaza em Nova York. As três canções que foram executadas "Hero", "We Belong Together", e uma nova canção intitulada "Bring It On Home", que a cantora escreveu especificamente para o evento para mostrar seu apoio na campanha de reeleição de Obama. Em 21 de julho de 2012, Carey anunciou que uma canção intitulada "Triumphant (Get 'Em)" com Rick Ross e Meek Mill, seria lançada em 2 de agosto de 2012 como o primeiro single de seu décimo quarto álbum de estúdio. A canção foi co-escrita e co-produzida por Carey, Jermaine Dupri e Bryan-Michael Cox. Walt Disney Studios revelou que Mariah Carey havia gravou uma canção chamada "Almost Home", co-escrita e co-produzida por Carey juntamente com Simone Porter, Justin Gray, Ray Lindsey, Erik Tor Hermansen, Mikkel Eriksen para a trilha sonora do filme Oz: The Great and Powerful
   Mariah foi anunciada oficialmente como jurada do American Idol na décima segunda temporada. A artista se tornou a jurada com o maior salário ganho em qualquer programa de televisão do formato reality show, com uma remuneração relatada em vinte milhões de dólares para sua primeira temporada. 
    O primeiro single "#Beautiful" com a participação do cantor Miguel foi lançado em 6 de maio de 2013. e lançado dia 9 do mesmo mês. Seu álbum, Me: I Am Mariah... The Elusive Chanteuse foi lançado em 27 de maio de 2014. No mesmo ano, ela e Nick Cannon se separam.

   Em 2015 ela começou sua residência em Las Vegas, recebendo um dos maiores cachês pagos a uma artista feminina na história das clássicas residências musicais na cidade.
   Em 30 de janeiro de 2015, foi anunciado que Carey tinha deixado a Def Jam e reunido-se com L.A. Reid para assinar com a Epic Records. 
   Mariah Carey lançou no dia 15 de maio de 2015, a sua nova compilação denominada #1 To Infinity, onde estão todos os seus #1 na Billboard Hot 100 de 1990 a 2015, e uma música inédita denominada "Infinity“.


Polêmicas
   É sabido que com o fim de seu casamento com Tommy Mottola, o empresário quis atrapalhar a carreira da cantora a qualquer custo. Também há boatos de que foi dado a Jennifer Lopez, que passou a namorar o empresário, material inédito que seria gravado pro Mariah. Ela nunca citou diretamente JLO, mas confirma que foi ‘’roubada’’ na gravadora de Mottola.
    Mariah Carey é conhecida por ser muito polêmica e falar sempre o que pensa, durante sua atuação como jurada do reality American Idol, ela e Nicki Minaj se desentenderam por conta da avaliação que fizeram de um participante, na temporada inteira do programa o clima entre as duas era de estranhamento e de indiretas que uma fazia à outra.

    Mariah também já mandou shades para várias outras artistas, como Madonna por exemplo.

    Em 2010 a cantora começou a vender suas joias através de um canal TV a cabo americana, algo que muitos não entenderam.

    Outra polêmica em torno de Mariah é o uso excessivo de photoshop nas fotos promocionais de álbuns e singles da cantora nos últimos anos, afinal, a cantora
notavelmente acima do peso aparece em excelente forma física nas imagens.
    Em 2014 num show em Tóquio a cantora desafinou ‘’feio’’, o site TMZ classificou o show como ‘’difícil de assistir’’, um site especializado do país disse que muitos fãs saíram decepcionados. Em dezembro do mesmo ano, a cantora foi a grande convidada do tradicional evento de inauguração da árvore natalina do Rockefeller Center em Nova York. A participação de Mariah seria gravada na noite anterior, após um temporal as filmagens foram remarcadas para o dia seguinte, ao vivo. No palco, Mariah cantou o clássico “All I Want for Christmas Is You”, mas ela enfrentou problemas com seu retorno e, visivelmente desconfortável, retirou os fones de ouvido durante o show. Mariah desafinou. ‘’A situação de ontem fugiu do meu controle. Peço desculpas a quem compareceu. Vocês sabem que eu não faria nada para desapontá-los”, escreveu no Twitter, após a enxurrada de críticas.




Filantropia
    Mariah é uma filantropa que doou tempo e dinheiro para organizações, como o Fresh Air Fund. Ela tornou-se associada com a descoberta no início de 1990, e é co-fundadora de um acampamento localizado em Fishkill, Nova York, onde os jovens do centro da cidade são convidados s á abraçar as artes e apresenta-las em eventos.
   O acampamento foi chamado Camp Mariah, "por seu generoso apoio e dedicação à Fresh Air children", e ela recebeu o "Congressional Horizon Award" por seu trabalho de caridade em prol da juventude. Ela é conhecida nacionalmente por seu trabalho com a Make-A-Wish Foundation na concessão dos desejos de crianças com doenças potencialmente fatais, e em novembro de 2006 ela foi premiada a "Foundation's Wish Idol" devido á sua "extraordinária generosidade“. 




       Mariah também contribuiu para o departamento obstétrico do New York Presbyterian  Uma porcentagem das vendas do MTV Unplugged foi doado para instituições de caridade.
        A Save the Music Foundation honrou Carey em seu décimo evento de gala, por seu apoio para a fundação desde a sua criação. Mariah Carey também esteve no concerto beneficente organizado pelo ator George Clooney, America: A Tribute to Heroes, sendo transmitido pelas emissoras de televisões do Estados Unidos em honra às vítimas dos Ataques de 11 de setembro de 2001.

Legado
    O estilo e a habilidade vocal de Mariah Carey teve um impacto significante na música popular,  O critico de música G. Brown do jornal americano The Denver Post escreveu que "para melhor ou para ruim, as cinco oitavas de Carey e seu estilo de melisma tem influenciado gerações de cantoras e cantores. De acordo com a revista Rolling Stone: "Sua maestria no melisma que decoram canções como "Vision of Love", inspira todos os participantes do programa American Idol e cada cantora dos anos 90 até hoje.". Beyoncé disse que ela começou a cantar após ouvir Mariah Carey cantando "Vision of Love”. Mariah também é creditada por estabelecer os gêneros R&B e hip-hop na cultura pop; e por popularizar as participações de rappers nas canções. De acordo com Pier Dominguez, autor de Christina Aguilera: Uma estrela é feita: A biografia não-autorizada, Aguilera disse que ela amava ouvir Whitney Houston, mas foi Mariah que se tornou a sua maior influência no estilo vocal. Sua influência cresceu também no fato de que ambas cresceram em lares com diferença racial. A cantora Rihanna afirmou que a primeira música de Carey, "Vision of Love", tinha tido um grande impacto na vida dela, a interprete citou Carey como a sua maior influência, ela já havia cantado a canção "Hero", em um concurso da escola em 2004
   Com uma declaração emocionante e verdadeira, a lenda do R&B, Stevie Wonder escreveu: "Conheci apenas três pessoas que tinham vozes verdadeiramente maravilhosas e espírito compatível: minha primeira esposa Syreeta, Minnie Riperton e Mariah Carey […] Quando as pessoas falam sobre as grandes cantoras influentes, elas dizem Aretha Franklin ,Whitney e Mariah Carey. Isso é um testamento para o talento dela. O alcance vocal de Carey é fantástico. Obviamente ela é talentosa e tem uma grande voz, mas quando você tem a oportunidade de conhecê-la e vê-la, no fim do dia a pessoa ainda a sentirá presente […] seu coração é puro. Eu amo a sua espiritualidade
    A cantora começou a fazer remixes de seu material no começo de sua carreira e foi a pioneira a regravar vocais
    O amor é o tema principal das letras da cantora, embora também há canções que falam sobre racismo, alienação, morte, fome mundial e espiritualidade. A maioria de suas letras são parcialmente autobiográficas, a revista TIME escreveu: "Se somente a música de Mariah Carey tivesse o drama de sua vida, suas canções seriam doces com tons amargos de soul, pois, em sua vida há paixão e conflitos.


Comentário
   Mariah Carey se tornou uma das mais bem-sucedidas artistas da história da música e não há quem não goste de pelo menos uma de suas memoráveis canções. Ela sempre vai continuar influenciando gerações de cantores e compositores, além de sempre se destacar na mídia, mesmo que negativamente as vezes. Felizmente podemos esperar novos trabalhos da cantora que se preocupará cada vez mais com a qualidade do que é apresentado, porque de vendagem ela não precisa mais, ou seja, não precisa produzir apenas músicas comerciais, está acima disso.





Nome Completo: Mariah Carey
Data de Nascimento: 27/03/1970
Estilos: R&B / Pop / Hip Hop / Soul
Influências/AdmiraMinnie Riperton, Billie Holiday, Sarah Vaughan, Gladys Knight, Aretha Franklin, The Clark Sisters, Shirley Caesar, Edwin Hawkins, The Sugarhill Gang, Eric B. & Rakim, Wu-Tang Clan, The Notorious B.I.G; Mobb Deep, entre outros.
Vendagem total: 267.075.000
Vendagem de Álbuns: 130.000.000
Vendagem de Singles: 104.800.000
Vendagem de Coletâneas/Remixes: 23.350.000
Vendagem de EP’s/Videos/Outros: 8.925.000
Álbum de maior sucesso: Music Box (1993)
Single de maior sucesso: All I Want for Christmas is You (1994)
Música de maior sucesso no Brasil:  I Want to Know What Love Is (2009)
Principais Prêmios:  1 Congressional Horizon Award, 1 Howard Humanitarian Award 19 World Music Awards, 5 Grammy’s, 10 AMA’s, 32 Billboard Music Awards, 1 EMA, entre outros

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