quarta-feira, 16 de setembro de 2015

DIVOS G: RuPaul

Início da vida e carreira 
  RuPaul nasceu em San Diego, Califórnia, em 1960. Seu nome foi dado a ele por sua mãe, uma nativa de Louisiana. O "Ru" veio de roux, que é o termo para a base de gumbo (comida típica). Quando seus pais se divorciaram em 1967, ele e suas três irmãs ficaram morando com a mãe, Toni Charles.
   Aos quinze anos, ele se mudou para Atlanta, Georgia, com sua irmã Renetta com o intuito de estudar artes cênicas. RuPaul lutou como um músico e cineasta durante os anos 1980. Ele participou do cinema alternativo, ajudando a criar o filme de baixo orçamento ‘’Star Booty’’, além de uma trilha sonora com o mesmo nome. Em Atlanta, RuPaul frequentemente realizava shows no Celebrity Club (administrado por Larry Tee) como dançarino ou com sua banda, Wee Wee Pole. RuPaul também se apresentou como  cantor de back para Glen Meadmore junto com a drag queen Vaginal Davis. A primeira exposição nacional e notória de RuPaul veio em 1989,  dançando no videoclipe de "Love Shack", dos The B-52s.


   No início de 1990, RuPaul trabalhou no mundo dos clubes e festas de Geórgia e era conhecido pelo seu nome de nascimento completo. Inicialmente participava em espetáculos de estilo que envolviam principalmente andróginos e drag queens. RuPaul realizava  shows solo e em colaboração com outras bandas em várias casas noturnas de Nova York, mais notavelmente no famoso Pyramid Club. Ele contracenou New York City com a drag performer Mona Foote (Nashom Benjamin) em uma paródia de "My Pet Homo", escrito e dirigido por Jon Michael Johnson para Cooper Square Productions. RuPaul era presença cativa por muitos anos no Wigstock Drag Festival e apareceu no documentário ‘’Wigstock: The Movie’’. Na década de 1990, RuPaul era conhecido no Reino Unido por suas aparições no Channel 4, mais especificamente no ‘’Manhattan Cable’’, uma série semanal produzida pelo World of Wonder e apresentada por American Laurie Pike sobre o programas de televisão selvagens e malucos de Nova York.

Supermodel, Foxy Lady e Ho Ho Ho
   Em 1993 gravou o álbum de dance/house ‘’Supermodel of the World’’. Foi lançado pela gravadora Tommy Boy rap, gerando o hit "Supermodel (You Better Work). O vídeo da música foi um sucesso inesperado na MTV, já que o grunge e o gangsta rap eram populares na época. A canção alcançou a posição # 45 na Billboard Hot 100. Ele ainda entrou no UK Singles Chart, com pico de #39. A música encontrou mais sucesso ainda no Hot Dance, onde alcançou o #2. RuPaul teve sua música tocada massivamente em rádios, exibição constante do clipe na MTV e aparições na televisão em programas populares como o ‘’The Arsenio Hall Show’’, o que ajudou e muito a popularizar ‘’Supermodel’’.

  Seus próximos dois singles, “Back to My Roots" e "A Shade Shady (Now Prance)" alcanlaram #1 no Hot Dance da Billboard e promoveram RuPaul de uma maneira grandiosa. Além destes, foi lançado o single "House of Love" sem um videoclipe. A música, no entanto não entrou nos charts dos EUA, apesar de conseguir # 68 no UK Singles Chart. Também houve o lançamento de um single chamado ‘’Everybody Dance’’, cover do grupo ‘’Chic’’ e sucesso nos anos 70 (já a versão de RuPaul não conseguiu entrar em nenhum chart).


  RuPaul causou uma polêmica no 1993 MTV Video Music Awards, quando apresentou um prêmio com o ator Milton Berle, que havia sido uma drag diferente no início de sua carreira. Os dois tiveram conflitos nos bastidores, pois quando Berle tocou os seios postiços de RuPaul, ele então perdeu a linha e disse ao veterano ator “Você costumava usar vestidos, mas agora você está vestindo fraldas’’. Surpreso, Berle respondeu: "Oh, nós estamos indo para uma discussão? Vou desligar o meu cérebro e vamos começar mesmo“. A imprensa retratou a troca de ofensas como sendo contrária à mensagem de “amar a todos“ que RuPaul havia levado em sua carreira, além disso, a mídia fez com que RuPaul fosse considerado um ‘’estreante arrogante que trata mal uma lenda viva’’. RuPaul viria a descrever a situação em sua autobiografia, que descreve o comportamento de nos Berle bastidores como sexualmente inapropriado e rude. Ele lamentou a situação e contou que queria ter dito “Tire suas mãos sujas de cima de mim, seu filho da ****“ em seguida, segundo RuPaul, ele gostaria de ter saído dos bastidores, contado o ocorrido e então seria premiado como ‘’Miss Negra da América’’ por seu pulso firme e coragem.
     No mesmo ano foi lançado o seu maior hit no UK Singles Chart, um cover de "Don’t Go Breaking My Heart“ em dueto com Elton John. A canção alcançou a posição #7. Foi nessa época que RuPaul coapresentou os BRIT Awards em Londres, também ao lado de Elton John.
    RuPaul assinou um contrato para ser modelo da MAC Cosmetics, fazendo dele o primeiro supermodelo drag queen do mundo. Vários outdoors foram colocados com sua imagem de drag em grandes cidades com os dizeres "eu sou a garota MAC“ logo abaixo da imagem. Ele também lançou uma autobiografia.
    No ano seguinte, ele conseguiu um talk show próprio no canal VH1, chamado ‘’The RuPaul Show’’, entrevistando celebridades convidadas e recebendo apresentações musicais: Cher, Diana Ross, Nirvana, Duran Duran, Pat Benatar, Mary J. Blige, Bea Arthur, Dionne Warwick, Cyndi Lauper, Olivia Newton-John, Beenie Man, Pete Burns, Bow Wow Wow, e os Backstreet Boys foram alguns dos convidados. Sua coapresentadora foi Michelle Visage, com quem ele também organizou o retorno da rádio WKTU.
   No final do ano ele lançou seu segundo álbum, ‘’Foxy Lady’’, desta vez no selo Rhino Records LA-based. Apesar de sua fama ser crescente, ele não conseguiu entrar na Billboard 200, apenas na posição #15 do Hot Heatseekers. No entanto, o primeiro single "Snapshot" encontrou o sucesso no Hot Dance (alcançando a posição #4 no chart) e também chegou ao #95 na Billboard Hot 100 (que foi seu segundo e último single no chart até hoje). O segundo single "A Little Bit of Love" alcançou #28 no Hot Dance. O álbum também teve covers: "Work That Body“ de Diana Ross e ‘’If You Were a Woman and I Was a Man’’ de Bonnie Tyler. Em paralelo, RuPaul ajudou a lançar o retorno de rádio WKTU em Nova York e serviria como apresentador (ao lado de Michelle Visage) de um programa matinal até 1998.

    Em 1997 ele lançou seu terceiro trabalho em estúdio, um álbum natalino intitulado ‘’Ho, Ho, Ho’’. Nesse período ele fez participações em vários filmes. No mesmo ano, RuPaul e Martha Wash regravaram o sucesso, “It’s Raining Men’’. A canção foi incluída na coletânea de RuPaul ‘’Go Go Box Classics’’ em 1998, esse trabalho era uma coleção de algumas de suas canções do ritmo dance favoritas de outros artistas; este seria seu terceiro e último lançamento através da Rhino Records e uma grande gravadora. 
   Foi nessa época que ele apareceu em comerciais de TV e anúncios em revistas para a companhia WebEx. Em 2002, RuPaul gravou com Brigitte Nielsen a faixa de eurodance chamada ‘’You’re No Lady’’, ela foi creditado na canção como sendo ‘’Gitta’’.

Red Hot, ReWorked e Starrbooty


 Em 2004, RuPaul lançou seu quarto álbum, ‘’Red Hot’’ por seu próprio selo musical RuCo Inc.. Ele até teve músicas executadas em algumas rádios, mas pouca cobertura jornalística. Em seu blog, RuPaul falou o quanto se sentiu traído pela indústria do entretenimento, especialmente a imprensa gay. Pra piorar, a revista Entertainment Weekly se recusou a falar sobre o álbum, em vez disso, lhe pediram que fizesse um comentário humorístico para um artigo sobre moda. Apesar de sua aparente insatisfação com o lançamento de ‘’Red Hot’’, RuPaul voltou ao sucesso no chart Hot Dance dos EUA com "Looking Good, Feeling Gorgeous" que atingiu #2. O segundo, "WorkOut", atingiu o pico de #5. O terceiro e último single do álbum “People are People", um dueto com Tom Trujillo chegou ao #10. O álbum somente foi contado no chart de álbuns eletrônicos, onde chegou ao #9. 
   Quando perguntado sobre isso em um entrevista, RuPaul disse: "Bem, traído pode ser a palavra errada. 'Traído' faz alusão a uma ideia que havia algum tipo de uma promessa feita a mim, e nunca houve. Mais do que isso, fiquei desapontado. Eu não me sinto como se houvesse uma traição. Ninguém promete nada no show business e você entende isso desde o primeiro dia. Mas, eu não sei o que aconteceu. Parecia que eu não podia ter o apoio da imprensa para divulgar meu álbum, a menos que eu estivesse disposto a ficar no papel que a imprensa tem atribuído a pessoas homossexuais, que é o de servidão’’

    Em 13 de junho de 2006, RuPaul lançou seu primeiro álbum de remixes. Ele apresenta versões de músicas de sucesso de seu repertório remixadas, bem como regravações . O único single do álbum é uma regravação de "Supermodel (You Better Work)", que alcançou #21 no Hot Dance da Billboard. Em 20 de junho de 2007, houve o lançamento de trilha sonora de ‘’Starrbooty’’ nos Estados Unidos. O single "Call Me Starrbooty" foi lançado no mesmo ano. O álbum contém novas músicas do cantor e interlúdios com diálogos do fime. ‘’Starrbooty’’ foi lançado em DVD em outubro de 2007.

RuPaul's Drag Race e Champion

   Em 2008. RuPaul começou a produzir ‘’RuPaul’s Drag Race’’, um reality show de televisão que foi ao ar pela primeira vez em fevereiro de 2009. A premissa do programa é reunir várias drag queens  para competirem entre si, sendo avaliadas por RuPaul e jurados, em desafios que envolvem dublagem, moda, estilo, canto, dança, humor, atuação. A vencedora ganha o prêmio ‘’America’s Next Drag Superstar’’ 

    Em março de 2009, RuPaul lançou o álbum ‘’Champion’’ que alcançou #12 no chart de álbuns de EDM (eletro dance music), bem como #26 no Top Heatseekers. São lançados os singles ‘’Cover Girl’’ e ‘’ Jealous of My Boogie’’ ambos hinos/temas no reality show ‘’RuPaul’s Drag Race’’. A edição anual do NewNowNext foi apresentada por RuPaul. Lá, ele cantou "Jealous of My Boogie (Gomi & RasJek Edit)". Em março de 2010, RuPaul lançou seu segundo álbum de remixes, ‘’Drag Race’’. O álbum conta com remixes de canções do álbum do anto anterior, ‘’Champion’’.
   Os singles ''Devil Made Me Do It'' e ''Tranny Chaser'' também foram lançados e não entraram em nenhum chart.

Glamazon e linha de cosméticos
   Em abril de 2011, coincidindo com o final da 3º temporada de seu programa, RuPaul lançou seu quinto álbum de estúdio ‘’Glamazon’’, produzido por quem já havia trabalhado com ele sem seu álbum anterior.  ‘’Glamazon’’ alcançou #’11 no chart de álbuns de EDM e #8 no Top Heatseekers da Billboard. O álbum contou com os singles ''Superstar'', ''Glamazon'' e ''Responsitrannity''

   Em julho de 2011, RuPaul lançou um EP intitulado ‘’Remix SuperGlam DQ,’’, que conta com remixes de faixas de ‘’Glamazon’’, remixes do “Drag U Theme Song", e uma nova canção, "Sexy Drag Queen".  A 4º temporada de ‘’RuPaul’s Drag Race’’ estreou em 30 de janeiro de 2012, com RuPaul retornando como o principal apresentador e jurado. Depois do fim desta temporada, o TV.com concedeu o prêmio de melhor reality da televisão.
   No outono de 2012, o spin-off ‘’RuPaul’s All Stars Drag Race’’ estreou depois de inúmeros pedidos por parte dos fãs. O programa contou com concorrentes das quatro últimas temporadas.  Já a temporada de número 5 de ‘’RuPaul’s Drag Race’’ estreou em 28 de janeiro de 2013, em um especial de 90 minutos. Em 30 de abril, 2013, RuPaul lançou o single "Lick It Lollipop", com Lady Bunny, que já havia trabalhado com ele em ‘’Champion’’. Um pouco antes, ele já havia lançado ''Peanut Butter''.

    Em 25 de outubro de 2013 RuPaul informou a todos via Twitter que o novo álbum seria lançado em Janeiro de 2014.

    No outono de 2013, RuPaul juntou forças com os fabricantes de cosméticos Colorevolution para lançar sua linha de cosméticos e produtos de beleza. Lançado em paralelo a linha, o perfume unissex intitulado "Glamazon“ fez sucesso de vendas. Conversando com ‘’World of Wonder’’, RuPaul disse: "Glamazon é para as mulheres e homens de todas as idades e preferências que partilham uma coisa em comum: eles não têm medo de serem ferozes. Para mim, glamour deve ser acessível a todos, e estou empenhado em ajudar o mundo a se sentir melhor com sua beleza e seu cheiro" A linha foi vendida exclusivamente no site da Colorevolution em vários kits de presente. No mesmo ano ele faz um dueto com Lady Gaga, na música ‘’Fashion!’’ em um especial dos Muppets


Born Naked e outros projetos
    RuPaul e Revolucian (que havia produzido ‘’Champion’’ e ‘’Glamazon’’) confirmaram através de suas respectivas contas no Twitter e Instagram que tinham trabalhado em um próximo álbum de estúdio. ‘’Born Naked’’ foi lançado em 24 de fevereiro de 2014, para coincidir com a estreia da sexta temporada de ‘’RuPaul’s Drag Race’’. Antes disso. um álbum de covers de RuPaul realizadas pelo elenco do programa foi lançado em 28 de janeiro de 2014. Ele foi intitulado ‘’RuPaul Presents The CoverGurlz’’ e contém canções de RuPaul entre 2009 e 2013. Para promover ainda mais a estreia da nova temporada, RuPaul, representando a emissora de televisão na qual trabalha: a ‘’Logo’’ (subsidiária da Viacom) foi escolhido para tocar o sino de fechamento da NASDAQ em 24 de fevereiro de 2014. Na semana de seu lançamento, ‘’Born Naked’’ alcançou o #1 no chart dance do iTunes. Na semana seguinte, alcançou o #4 no chart de álbuns de EDM da Billboard e o número 85 na Billboard 200, o principal chart do país, sendo seu álbum mais bem-sucedido. Do album saíram dois singles: ‘’Geronimo’’ que não entrou nos charts e ‘’Sissy That Walk’’ que alcançou #14 no Hot Dance da Billboard e enorme sucesso entre o público gay do Brasil. 

   No mesmo ano ele e Michelle Visage lançaram um podcast para comentarem sobre os bastidores de ''RuPaul's Drag Race'' e RuPaul participou como jurado de ''Skin Wars'', além de ter lançado o clipe de ''Modern Love''


Realness e Good Work
   Em fevereiro de 2015 ele lança a coletânea ‘’RuPaul Presents: CoverGurlz2’’ para promover seu novo álbum, com o single ‘’New York City Beat’’. Em 2 de março do mesmo ano, RuPaul lançou seu sétimo álbum de estúdio, intitulado ‘’Realness’’. O lançamento coincidiu com a estreia da sétima temporada de ‘’RuPaul’s Drag Race’’. Em abril, ele lançou e começou a apresentar um novo programa ‘’Good Work’’, talk show que fala sobre cirurgias plásticas no canal E!



Curiosidades e Filantropia
   RuPaul é conhecido na cena gay por não se importar por qual gênero as pessoas irão lhe chamar, se será ‘’o RuPaul’’ ou ‘’a RuPaul’’ já que seu nome artístico é o mesmo que seu nome fora do entretenimento.
  RuPaul reverte grande parte do dinheiro que ganha com sua linha de cosméticos para estudos e pesquisas no combate contra a AIDS.

RuPaul's Drag Race
   Confira alguns vídeos e veja momentos marcantes do programa


Comentário
   ‘’Mama Ru’’ arrasando como sempre, quem diria que após anos de um quase esquecimento por parte da mídia, RuPaul se reergueria tão magnífico (a) como no seu auge/começou ou até maior.  A moda de assistir ‘’RuPaul’s Drag Race’’ já existe nos Estados Unidos há tempos e agora começa a se propagar no Brasil, isso é ótimo, pois RuPaul ensina muitas coisas em seu programa e não me refiro apenas a como ser a ‘’drag mais bem-sucedida da atualidade’’, ele ensina valores, ensina a termos força, coragem, garra, corrigirmos nossos erros, encararmos desafios, termos compaixão e nunca desistirmos de nossos sonhos. Acredito que RuPaul não se torna mais mainstream ainda porque não deve ser seu objetivo principal pelas críticas que haveriam em torno de si, mas se quiser é uma possibilidade, pois mesmo em idade já madura, tem potencial para fazer sucesso não apenas no Hot Dance, mas em vários charts dos EUA e do restante do mundo (feats e produtores novos e dispostos existem para isso).

Nome Completo: RuPaul Andre Charles
Data de Nascimento: 17/11/1960 (54 anos)
Estilos: Dance-Pop / Pop / House / EDM / House / Eurodance / Hi-NRG / R&B
Influências/AdmiraDiana Ross, Cher, Donna Summer, Divine
Vendagem total: 7.350.000
Vendagem de Álbuns: 2.000.000
Vendagem de Singles: 5.050.000
Vendagem de Coletâneas/Remixes: 250.000
Vendagem de EP’s/Videos/Outros: 50.000
Álbum de maior sucesso: Born Naked (2014)
Single de maior sucesso: Supermodel (You Better Work) (1992)
Música de maior sucesso no Brasil: Sissy That Walk (2014)
Principais Prêmios: 2 GLAAD Media Awards, 1 NewNowNext Award, 2 TV.com’s Awards, 1 Entertainment Weekly Award



Um comentário:

  1. Obrigada por sua pesquisa. Com ela foi possível conhecer um pouco mais dessa pessoa incrível que é Ru Paul.

    ResponderExcluir

Menu